Inicial >> Sono >> Quantas horas de sono são recomendáveis por dia para os bebês e as crianças?

Quantas horas de sono são recomendáveis por dia para os bebês e as crianças?

Quantas horas de sono são recomendáveis por dia para os bebês e as crianças?

Cada criança necessita de um tempo específico de sono para descansar o suficiente. No geral, recém-nascidos precisam de 10 horas e meia a 18 horas de sono; bebês até um ano, uma média de 14 horas e, até 3 anos, cerca de 13 horas.

O sono é uma função imprescindível do nosso organismo para manutenção da saúde do corpo e da mente. Principalmente nos bebês e crianças, ele é importante para o desenvolvimento normal do cérebro e para os processos de memória e aprendizado. Além disso, durante a noite acontece a troca e regeneração celulares, com a liberação do Hormônio do Crescimento (GH) que ocorre principalmente nas fases mais profundas do sono do adulto e criança. 

A interrupção ou incompletude de qualquer fase do sono é responsáveis pelo sono de má qualidade, que em longo prazo pode prejudicar o equilíbrio do organismo, além de prejudicar o crescimento saudável da criança e bebê.

Ciclos do sono

O recém-nascido dorme em ciclos de duas a três horas. O bebê dorme, acorda, mama e dorme novamente, independentemente de ser noite ou dia.

Após os dois meses, os ciclos noturnos ficam mais longos e os de durante o dia, mais curtos. Já a partir dos 6 meses, o sono noturno acontece em dois grandes ciclos, começando a ficar mais regular.

Do 1º ao 2º anos de vida, aproximadamente, a criança já dorme a noite toda, com períodos de sesta de manhã e depois do almoço. A partir do 3º ou 4 º ano, só ocorre uma "dormidinha diurna", em geral após o almoço. Acima dos 6 anos o sono já se concentra todo durante a noite.


Dicas de Sono