Inicial >> Sono >> Como Deve Ser a Manutenção e os Cuidados na Trocado seu Colchão?

Como Deve Ser a Manutenção e os Cuidados na Trocado seu Colchão?

Como Deve Ser a Manutenção e os Cuidados na Trocado seu Colchão?

Como sei se está na hora de trocar o meu colchão?

Um colchão de excelência dura em média de 3 a 7 anos de acordo com a linha, modelo e qualidade. Todavia, existe uma variação conforme o tipo de produto e fabricante. Devemos verificar no certificado qual o tempo de uso recomendado.
De qualquer maneira, devemos ter a atenção frequente para a situação do produto. Alguns sinais mostram que está na hora de trocá-lo. Verificar se existe alguma mancha ou coloração diferente, buracos ou sujeira. Estar desnivelado, com a densidade muito baixa e desconfortável, mostra também a necessidade da troca.

A maioria dos fabricantes faz a indicação sobre a melhor forma de manutenção.

• Não colocá-lo em uso com o plástico da embalagem;
• Virar a cada 15 dias.
• Não colocar objetos pontiagudos ou pesados;
• Não saltar ou dobrar;
• Evitar usar estrados sem ventilação, cobrí-lo ou forrá-lo com plásticos ou cobertores;
• O colchão precisa respirar, coloque seu colchão para arejar. Abra as janelas e porta e deixe o ar circular por todo o ambiente.

Caso haja alguma infiltração no quarto, deixa-lo o mais longe possível para evitar que apareçam mofos.

Se molhar com urina, como devo limpá-lo?

Coloque toalhas, papéis toalha ou jornais para absorver o líquido. Faça uma vaporização com uma mistura de água e vinagre e coloque para arejar sem presença de sol. No material entregue pelo fabricante, normalmente ele indica como devem ser feitas as limpezas.

E se molhar com outros líquidos?

O procedimento pode ser igual o citado acima.

Tenho alergia. Devo fazer algum tipo de limpeza especial?

Manter o quarto livre de poeira e ácaros é importante, abrindo as janelas para que o ar circule, evitar tapetes e materiais que retenham poeira. Com isso a retenção no colchão também é muito menor. Virar o colchão uma vez por semana e colocá-lo para arejar sem a presença de sol.

O que fazer com os colchões velhos?

Os materiais podem ser reciclados. Existem empresas que fazem o recolhimento. Doação. Algumas instituições aceitam doações. Elas realizam uma avaliação das condições antes de disponibilizá-los para uso.
Nunca os jogue em terrenos baldios ou rios.

O que é o rodízio do colchão?

Uma vez comprado o colchão que vai embalar os seus sonhos, é preciso cuidar dele para que a qualidade e conforto sejam duradouros. Cada tipo de colchão tem uma vida útil determinada - para espuma, a troca é recomendada em cinco anos, enquanto os modelos com molas devem ser trocados em um período que varia de 8 a 10 anos.

Entretanto, certos cuidados são necessários, sem eles, a vida útil prometida pelo fabricante pode ser reduzida drasticamente, adiantando a necessidade da troca.

Uma técnica simples ajuda a minimizar o desgaste natural do material – que causa posteriormente um afundamento desigual, tornando o colchão nocivo para a coluna, é o giro do colchão. O giro do colchão é necessário para a maioria dos modelos de colchões disponíveis no mercado. Ele ajuda a compensar esse desgaste, e deve ser feito periodicamente.

Quando virar o colchão?

Cada modelo apresenta um desgaste diferente, de acordo com o material utilizado em sua composição. Entretanto, não existe um consenso sobre a frequência para cada modelo. Independentemente do colchão, alguns vendedores especializados recomendam a seus clientes que façam o procedimento mensalmente, enquanto outros recomendam que se faça o procedimento de 15 em 15 dias durante os primeiros seis meses, prolongando o intervalo para três meses após este período.

Para fazer o giro do colchão mais eficiente, use o seguinte método: no primeiro mês, gire o colchão horizontalmente, invertendo o lado dos pés e da cabeça. No mês seguinte, repita o procedimento, mas desta vez virando a face do colchão que estava pra cima para o outro lado. Para que você não esqueça qual lado virou da última vez, uma dica: cole uma etiqueta adesiva ou fita crepe em uma das laterais do colchão, informando o mês e o lado que foi virado. Você nunca mais vai se confundir.

Outras dicas para a conservação do seu colchão:

Existem outros cuidados úteis que podemos tomar para que o colchão dure mais tempo. Siga essas dicas e prolongue o seu bem-estar durante a noite de sono:

  • Nunca dobre o colchão, e proíba as crianças de pularem sobre ele. Estes hábitos acabam com a estrutura do colchão, acelerando o desgaste e danificando a espuma ou mola, além de forçar o estrado;

  • Utilize uma capa para proteger o seu colchão. Isso faz com que sua cobertura em tecido dure mais e protege o colchão do contato com o suor ou outras substâncias. Usar o plástico da embalagem não é uma opção, pois impede que o colchão respire e favorece a propagação de microorganismos;

  • Conserte o estrado. Apoiar bons colchões em estrados danificados não é uma boa idéia, pois aumenta o desgaste que ocorre naturalmente, além de fazer mal à coluna. Certifique-se de que o seu colchão está apoiado em um estrado compatível. Colchões King e Queen size exigem estrados mais robustos, com suporte central resistente. Estrados mais frágeis se deformam com facilidade, comprometendo a durabilidade do colchão;

  • Não apoie objetos pesados ou pontiagudos sobre a cama. Ferros de passar roupa, gavetas cheias ou pilhas de livros podem afundar o colchão;

  • Ventile o colchão periodicamente, mesmo os modelos que incluem respiros ou tratamento antialérgico.

Cuide do seu colchão com carinho e durma melhor!



Promoções com Até 30% de Desconto


Dicas de Sono