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Dez Mandamentos Para Dormir Bem

Dez Mandamentos Para Dormir Bem

Siga as dicas e tenha ótimos sonhos todos os dias.

O sono tem funções que vão muito além do relaxamento muscular. É o descanso do cérebro e o momento no qual ele avalia e aprende melhor, acumula experiências e prepara você para um novo dia. No entanto, dormir mal dificulta ou até mesmo impede que essas e outras funções sejam cumpridas.

E mais: muitas dessas dificuldades estão relacionadas a atividades e hábitos que temos logo antes de dormir. Pensando neles, preparamos dez conselhos para uma boa noite de sono. Relaxe e aproveite.

1- Tenha um horário regular para acordar/dormir: levante sempre na mesma hora, não importando a hora que tenha ido deitar-se. Sair da rotina um dia gera problemas de adaptação nos próximos dois dias.

2 -Faça exercícios regularmente: procure uma atividade que você goste e comece a praticá-la por até 30 minutos na frequência de três vezes por semana. Se você tem problemas de dormir a noite, o melhor horário para essa atividade é ao final da tarde.

3- Evite estímulo próximo da hora de dormir: nada de café, chá, chocolate e refrigerantes e outras substâncias que contenham estimulante.

4 -Não fume e beba com moderação: a nicotina é ainda mais estimulante e o álcool apesar da fama de "sonífero", altera seu ciclo natural de sono.

5- Busque qualidade e não quantidade: seis horas de sono profundo podem fazer com que você sinta-se melhor do que oito horas de sono leve e interrompido. Procure dormir o suficiente, nem mais nem menos.

6- Deixe suas preocupações e planos para outro momento: parece difícil, e nos tempos de hoje pode ser mesmo, mas uma dica legal é anotar as obrigações para o próximo dia num bloquinho ao lado da cama. Assim, você limpa os problemas da cabeça e se prepara para uma boa noite de sono.

7 -Não coma em excesso antes de dormir, do contrário, estará obrigando seu sistema digestivo a trabalhar demais. E se estiver fazendo dieta, coma alguma coisa antes de deitar-se. Não se pode ir para a cama brigando com o estômago.

8- Desenvolva um ritual de sono: sabe criança que só dorme depois de ouvir sua história preferida? Faça o mesmo: um livro, uma música suave, uma massagem. Tudo ajuda.

Importante: uma vez escolhido, o ritual deve ser repetido sempre.

9- Ambiente agradável: um ambiente agradável é fundamental. Deixe o quarto bem escuro, evite lugares barulhentos e, se possível, regule a temperatura. É fundamental um bom colchão, assim como bons travesseiros e roupas de cama limpas.

10- Relaxamento muscular: para finalizar, tome um banho quente, faça uma sauna, alongamentos e massagens relaxantes. É perfeito para sintonizar com o clima de repouso.


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