Inicial >> Sono >> É normal que a criança tenha dificuldade para dormir à noite?

É normal que a criança tenha dificuldade para dormir à noite?

É normal que a criança tenha dificuldade para dormir à noite?

Os problemas para dormir são comuns em crianças. Até os 5 anos, aproximadamente, 30% delas despertam no meio da noite ou demoram a pegar no sono.

Competitividade, cobranças, obrigações, muitas atividades extracurriculares, ambiente familiar conturbado ou até mesmo doenças - como febres e resfriados - são fatores que podem interferir no sono. Distúrbios emocionais também podem influenciar, assim como a ocorrência de refluxo e alergias. O consumo de alimentos com cafeína perto da hora de deitar e o hábito de dormir com a TV ligada também podem ser os motivos das noites mal dormidas.

É preciso estar atento porque a frequência de uma má noite de sono pode significar a presença dos distúrbios, que atrapalham o sono considerado normal. Pesquisas apontam que sintomas relacionados a doenças do sistema gastrointestinal são mais comuns em crianças que apresentam distúrbios do sono.

Os casos mais comuns de distúrbios são a parassonia, também conhecida como sonambulismo - mais comum em crianças entre 3 e 11 anos - , bruxismo, terror noturno e o ato de falar durante o sono. Outro problema é o ronco. Crianças que apresentam rouquidão também podem estar com apneia, o que atrapalha o desenvolvimento. Com isso, o sono não é profundo, prejudicando seu aprendizado. E também há a insônia infantil, que pode se manifestar como dificuldade de adormecer quando a criança é colocada na cama ou dificuldade de continuar dormindo durante a noite. As crianças com distúrbios do sono costumam ficar hiperativas, irritadas e com dificuldades na escola.


Promoções com Até 30% de Desconto


Dicas de Sono