A cozinha pode ser constituída de módulos – módulos separados que compõem a cozinha – e kits – que são vendidos completos, geralmente sem a opção de separação. E são formadas de diversos tipos de armários e cada um com sua especificação e criado para certos tipos de pertences.
A escolha dos armários que irão compor a cozinha deve ser feita de forma cuidadosa e com muita atenção, pois, ao se encaixarem podem não ser do tamanho ideal, ou ainda, não comportar todos os utensílios.
- Armário de Canto: Eles ajudam a otimizar o canto das paredes e, dessa forma, nenhum espaço é perdido na cozinha.
- Armário Balcão: Também conhecido como gabinete balcão, ele ajuda a apoiar alguns utensílios e até pequenos eletrodomésticos. Podem ser constituídos de gavetas, portas e gavetões. São diversos tipos no mercado.
- Armário paneleiro: O paneleiro é um espaço para guardar utensílios maiores e costumam ter suas prateleiras mais espaçadas. Assim como o armário balcão, podem ser de diversas formas.
- Pia: O armário que abriga a pia, geralmente é formado com gavetas laterais, onde ficarão guardados os talheres e outros objetos que precisam estar sempre à mão. Alguns modelos possuem nicho para pano de prato e alguns já vem com a pia.
- Aéreos: Os armários aéreos ajudam a ocupar o espaço nas paredes de forma otimizada. Da mesma forma que os outros, eles são modulares e possuem modelos de canto, para suporte de forno micro-ondas, armário de geladeira, etc.