O colchão infantil e o colchão de berço devem ser pensados exclusivamente para seus filhos. Isso porque, o sono das crianças é muito mais delicado do que os demais. É durante o sono que eles assimilam o que aprenderam durante o dia. É também, durante o sono que as estruturas musculares e ósseas crescem, porque é durante esse período que o cérebro aumenta a produção do hormônio do crescimento.
Logo, o sono da criança deve ser bem cuidado e protegido. Por isso o colchão infantil e o colchão de berço devem seguir algumas especificações para que sejam devidamente escolhidos. Um colchão infantil deve ser firme, seguro e confortável, oferecendo suporte adequado para o corpo e garantindo o bem-estar do seu filho durante o sono. Além disso, ele deve ser feito com materiais hipoalergênicos e laváveis para garantir a higiene e segurança da criança. Também é importante que o colchão se adapte perfeitamente ao tamanho da cama infantil ou do berço e tenha uma boa ventilação para evitar acúmulo de umidade.
A melhor escolha de colchão infantil e para berço depende de diversos fatores, incluindo o tamanho da cama, o peso e a idade da criança, e as preferências pessoais em relação a firmeza e conforto. Alguns dos tipos mais populares incluem:
Colchões de molas: oferecem boa firmeza e suporte, e são uma boa opção para crianças mais velhas ou pesadas.
Colchões de espuma: são leves, confortáveis e podem ser moldados para se ajustar ao corpo da criança. São uma boa opção para bebês.
Colchões híbridos: combinam as vantagens dos colchões de molas e de espuma, oferecendo uma combinação de suporte e conforto.
Independentemente do tipo escolhido, é importante que o colchão seja seguro e esteja de acordo com as normas de segurança infantil, e que se adapte perfeitamente ao tamanho da cama ou do berço. Além disso, é importante verificar regularmente o estado do colchão e substituí-lo caso apresente sinais de desgaste ou danificação.
A segurança do bebê é extremamente importante na hora do descanso do pequeno, por isso existem algumas normas de segurança infantil que é importante seguir para garantir a segurança e o bem-estar da criança durante o sono. Confira:
O colchão infantil deve ser perfeitamente ajustado ao tamanho da cama do berço, sem deixar espaços entre o colchão e as laterais da cama. O tamanho ideal de um colchão infantil depende do tamanho da cama ou do berço onde ele será usado. É importante que o colchão se ajuste perfeitamente à cama, sem deixar espaços entre o colchão e as laterais da cama, para evitar que a criança fique presa. Os tamanhos mais comuns de colchões infantis incluem:
Berço: o tamanho padrão para colchões de berço é de 127 x 63 cm.
Cama infantil: o tamanho padrão para colchões de cama infantil é de 140 x 70 cm ou 160 x 80 cm.
Sempre verifique as medidas da cama antes de comprar um colchão infantil para garantir que ele se ajuste perfeitamente. É importante que a criança tenha um espaço seguro e confortável para dormir, para garantir um sono saudável e tranquilo.
O colchão deve ser firme o suficiente para não permitir que a criança fique presa entre as laterais da cama, mas também não tão firme que possa causar desconforto. A firmeza ideal de um colchão infantil varia com a idade e o peso da criança.
A densidade ideal de um colchão infantil varia de acordo com a idade e o peso da criança. De acordo com a tabela oficial do INER, para bebês e crianças com até 3 anos, é recomendado que a densidade esteja entre 18 e 20 (D18 a D20). Já para crianças com até 6 anos, é indicada uma densidade de 23. Conforme a criança cresce, a densidade do colchão deve aumentar para que ele possa suportar o peso dela. Em geral, quanto maior o peso a ser suportado, mais alta deve ser a densidade do colchão.
Além disso, a tabela oficial do INER permite estimar a densidade adequada baseada no peso e altura da criança. É importante consultar essa tabela para garantir que o colchão escolhido seja seguro e confortável para seu filho.
O colchão deve ser feito com materiais hipoalergênicos e seguros, sem cheiros fortes ou produtos químicos perigosos. Os colchões infantis devem ser feitos de materiais seguros e de alta qualidade para garantir o bem-estar e a segurança da criança. Alguns dos materiais recomendados para colchões infantis incluem:
Espuma de poliuretano: é uma opção segura e firme para colchões infantis.
Algodão orgânico: é uma opção natural e respirável para cobrir o colchão.
Latex: é um material natural e durável que oferece suporte e conforto.
Tecidos transpiráveis: é importante escolher tecidos que permitam a circulação de ar para manter a temperatura corporal da criança confortável.
Sem produtos químicos: é importante escolher colchões que não contenham substâncias tóxicas, como formaldeído ou ftalatos, para garantir a saúde da criança.
O colchão deve ter boa ventilação para evitar acúmulo de umidade e moldes. Um colchão infantil deve ter boa ventilação para evitar a acumulação de suor e humidade, o que pode aumentar o risco de infecções e alergias. Além disso, a boa ventilação ajuda a manter o colchão fresco e seco, prolongando sua vida útil. Para encontrar um colchão com boa ventilação, você pode considerar algumas coisas:
Verificar se o colchão possui cortes transversais que permitam a circulação de ar.
Escolher colchões feitos de espuma com células abertas, que permitem a circulação de ar.
Verificar se o colchão tem uma capa removível e lavável, o que permite mantê-lo fresco e limpo.
Verificar se o colchão tem tecidos transpiráveis e respiráveis, como algodão orgânico ou malha.
Verificar se o colchão tem orifícios ou buracos na parte de baixo, que permitem a circulação de ar.
o colchão deve ser fácil de limpar e desinfetar. Existem vários tipos de colchões infantis que são fáceis de limpar:
Colchões de espuma: São leves e fáceis de limpar, pois podem ser limpos com um pano úmido.
Colchões de látex: São hipoalergênicos e fáceis de limpar, pois podem ser limpos com um pano úmido.
Colchões com capas removíveis e laváveis: As capas podem ser retiradas e lavadas para manter o colchão limpo e fresco.
Colchões com revestimentos impermeáveis: Estes colchões têm revestimentos impermeáveis que impedem a penetração de líquidos e facilitam a limpeza.
Colchões com tecidos resistentes à água: Estes colchões são feitos com tecidos resistentes à água que não retêm líquidos, facilitando a limpeza.
É importante lembrar que a facilidade de limpeza varia de acordo com o material e o tipo de colchão. É importante verificar as instruções de limpeza do fabricante antes de comprar o colchão.
Escolher o colchão dos pequenos não é uma tarefa tão simples e fácil quanto parece, eles dormem o equivalente a um pouco menos da metade de um dia. Saiba como escolher um colchão infantil e colchão de berço.
Evite os colchões de molas, as crianças não tem estrutura óssea totalmente formada para tal. Os colchões de espuma são os mais indicados para eles.
Opte por colchões antialérgicos
Desde o colchão de berço é importante dar preferência para um colchão antialérgico, pois esse tipo evita doenças respiratórias e alergias na pele.
A segurança do seu pequeno é fundamental, então opte por uma cama com protetor lateral e atente-se também a ter as quinas das camas arredondadas ou protetores de silicone para evitar acidentes.
Para evitar quedas e acidentes opte por camas que quando a criança estiver sentada na borda consiga tocar os pés no chão. Assim, além de manter a segurança ainda ajudará a criança a ganhar mais autonomia.
Invista nos colchões mais lisos, os mais bordados e com relevos podem prejudicar algumas funções ortopédicas.
Como as crianças tem mais necessidade de renovar o sono é importante que invista no colchão certo e de acordo com a idade do seu pequeno. Já sabemos que o colchão de espuma é o mais adequado para crianças porém há densidades adequadas para cada fase da infância. Afinal, a densidade do colchão vai mudando conforme a criança vai crescendo.
Colchão para berço
O colchão recomendado para berço é de densidade D18. Aconselhado para recém-nascidos permanecendo até os 3 anos de idade
Colchão para crianças do 3 aos 8 anos
Quando a criança chegar nos 3 anos de idade o colchão deve ser trocado por um colchão D20 ou D23. O colchão D23, mais firme que o D20, é aconselhado para crianças de até 50kg.
Colchão ara crianças de 9 aos 12 anos
A partir dos 8 anos a troca do colchão deve ser feita baseada no peso e da estatura da criança. Como o colchão D23 suporta até 50kg caso seu filho não tenha esse peso não será necessária a troca. Contudo é importante monitorar o peso da criança e quando o peso for superior a 50kg está na hora de trocar para colchões D26 e D28.
É pensando no conforto e segurança das crianças que a Colchão Costa Rica investe nas melhores marcas e os melhores colchões infantis e de berço. Confira nossas ofertas e condições de pagamento especiais e adquira o colchão para a cama infantil ou para o berço do seu filho.